Intel apresenta o novo processador da família Xeon® E3-1500 v5

Novos produtos prometem otimizar as cargas de trabalho por meio de Processamento de Mídia e Data Center Graphics

À medida que o consumo e transmissão de vídeo se aproxima de 80% de todo o tráfego da Internet¹, a rapidez e eficiência na transmissão se transforma em uma das principais prioridades para os provedores de serviços de nuvem e comunicação. Isto está guiando a necessidade por mais processamento de mídia na rede e na nuvem, bem como recursos de transcodificação de vídeo para reduzir o uso de banda da rede e melhorar a experiência do usuário final. Os provedores de serviços em nuvem tradicionalmente usavam processadores de propósito geral para fornecerem vídeo, mas existe uma busca cada vez maior por soluções otimizadas que incluem processadores gráficos integrados.

A nova família do processador Intel® Xeon® E3-1500 v5 combina o desempenho dos processadores Intel Xeon com o poder da Intel® Iris™ Pro Graphics P580, o mais avançado processador gráfico da Intel. A junção das tecnologias resulta em um melhor custo-benefício para a transmissão de vídeos e permite o uso remoto de aplicativos que exigem gráficos intensos. Ao integrar o Intel Iris Pro ao processador Intel Xeon, a Intel possibilita uma plataforma de custos muito competitivos quando comparado com sistemas que usam placas gráficas adicionais do tipo PCIe*. Os provedores de serviços podem agora oferecer conteúdo sob demanda de alta qualidade com muito mais facilidade, incluindo transmissões ao vivo e videoconferência. Isso é possível por conta da possibilidade de agregar mais streams por watt em um único servidor ou equipamento, fazendo com que haja uma menor fingerprint no data center e um menor consumo de energia².

Mudando o fornecimento de aplicativos gráficos

A globalização e a mobilidade aumentaram a necessidade de que engenheiros, criadores de conteúdo e pesquisadores profissionais executem seus trabalhos a qualquer hora, em qualquer lugar. Aplicativos para engenheiros e criadores de conteúdo que anteriormente rodavam apenas em estações de trabalho agora foram preparados para rodar também em data centers. As capacidades gráficas melhoradas³ oferecidas pela família Intel Xeon E3-1500 v5 permitem que aplicativos 3D complexos sejam fornecidos remotamente para múltiplos dispositivos de data centers em nuvens públicas e privadas – libertando o “criador” profissional e permitindo a colaboração entre profissionais de várias partes do mundo.

Processamento de mídia na rede e na nuvem

Desempenho de transcodificação de vídeo HEVC assistido por hardware
Enquanto o vídeo HD (1080p) é predominante atualmente, o UHD (ou vídeo 4K) está emergindo rapidamente junto com experiências envolventes como 3D e realidade virtual. A Intel está investindo em diversas opções de fornecimento de vídeo 4K ao habilitar a transcodificação de vídeo 4K com High Efficiency Video Codec (HEVC) melhorada por hardware na nova família do processador Intel Xeon E3-1500 v5.

A família de produtos capta o vídeo e o coloca em diversos formatos para que os usuários possam visualizá-lo em suas TVs, notebooks, telefones ou outros dispositivos, independente da resolução. Ela também pode fornecer duas transmissões HEVC em tempo real para vídeo 4K com 30 frames por segundo (FPS) e até 18 transmissões AVC para captar o vídeo em 1080p com 30 frames por segundo e transcodificá-lo em HEVC com a mesma resolução4. Ela também fornece desempenho melhorado para o fornecimento remoto de aplicativos com até 26% mais desempenho disponível para CAD e aplicativos complexos para criadores de conteúdo em ambientes virtualizados5. A família Intel Xeon E3-1500 v5 está fornecendo experiências envolventes e inovadoras habilitadas pela nuvem visual. Um provedor de serviço em nuvem agora pode obter um vídeo gravado em um show, fazer o upload em múltiplos formatos (4K, 1080p e 720p, por exemplo) e transmiti-lo para os dispositivos de usuários em todo o mundo.

Para desenvolvedores de software de transcodificação de vídeo, o Intel® Media Server Studio simplifica o desenvolvimento de aplicativos de mídia ao oferecer recursos de transcodificação em estado da arte para ajustar sob medida a qualidade da imagem versus o desempenho. Este abrangente pacote de ferramentas de desenvolvimento suporta tanto Linux* quanto Windows*6.
Ele também fornece acesso aos aceleradores de mídia Intel Iris Pro Graphics e ao Intel® Quick Sync Video para a transcodificação de mídia em alta velocidade.

Workstations remotas – suporte a aplicativos dinâmicos para usuários exigentes

A família de produtos do processador Intel Xeon E3-1500 v5 fornece ótimo custo-benefício e experiências visuais em estações de trabalho, com avançados recursos gráficos para atender até mesmo os usuários mais exigentes. A Intel® Graphics Virtualization Technologies (Intel® GVT) permite que os usuários dediquem recursos de cada processador para um único designer ou engenheiro, ou os compartilhe entre grupos de usuários.

Os desenvolvedores podem usar uma ou mais técnicas da linha Intel® GVT que melhor atendam suas respectivas soluções ou modelos de negócios.

· Intel® Graphics Virtualization Technology –d (Intel® GVT-d) – fornece o maior desempenho possível para engenheiros e criadores de conteúdo, atribuindo uma unidade de processamento gráfico (GPU) física dedicada às suas máquinas virtuais (VMs).

· Intel® Graphics Virtualization Technology –g (Intel® GVT-g) – habilita a colaboração entre engenheiros e criadores de conteúdo, permitindo que até sete usuários compartilhem um único processador gráfico simultaneamente.

· Intel® Graphics Virtualization Technology –s (Intel® GVT-s)- suporta um grande número de trabalhadores usando um aplicativo de escritório comum (ex. Microsoft Office* e o Navegador Chrome*).

Resumo do Produto
A família de processadores Intel Xeon E3-1500 v5, baseada na microarquitetura Skylake, possui aceleração gráfica integrada com a Intel Iris Pro Graphics P580 e melhora a eficiência no consumo de energia com a tecnologia de transistor de 14nm da Intel, líder da indústria. Eles oferecem ainda até 26% mais desempenho gráfico geral do que a família de processadores Intel® Xeon® E3-1200 v4 5. Para o processamento de mídia de alta capacidade na rede e na nuvem, o novo processador oferece até 18 transmissões advanced vídeo coding (AVC) ou 8 transmissões HEVC a 1080p 30 FPS, ou 2 HEVC em 4K com 20 FPS4.

Quando combinada com o Intel® C236 series chipset, o processador suporta um novo e mais rápido desempenho de memória, com até 64GB de DDR4 a 2133 MHz7. O chipset também fornece conectividade mais rápida e flexibilidade com tecnologias I/O integradas, como PCI Express* Gen 2.0, 6.0 Gbps SATA 6.0, e USB 3.0 com a Intel® Flex I/O. A ótima integração de gráficos, processamento e I/O na mesma plataforma aumenta o desempenho e a densidade, ao mesmo tempo em que reduz o consumo de energia. O resultado é outro salto em capacidade gráfica e de mídia para melhores experiências de usuários com menor custo para cargas de trabalho com mídia e gráficos intensos.

A família de processadores Intel Xeon E3-1500 v5 inclui cinco SKUs projetadas para satisfazer diferentes requisitos de clientes. Duas das SKUs foram projetadas para provedores de serviços em nuvem buscando otimizar o footprint do data center. Para provedores de serviços de comunicações que requerem que as soluções de infraestrutura de rede sejam implantadas para 7 a 10 anos, a família de produtos oferece três soluções de longa vida em uma variedade de opções de consumo.

Para mais informações sobre a família dos processadores Intel Xeon E3-1500 v5, visite http://www.intel.com/content/www/us/en/processors/xeon/xeon-processor-e3-family.html.
Sobre a Intel
A Intel (NASDAQ: INTC) expande as fronteiras da tecnologia para tornar as mais incríveis experiências possíveis. Informações sobre a Intel e o trabalho de seus mais de 100 mil funcionários podem ser encontradas em newsroom.intel.com, newsroom.intel.com.br e intel.com.

Siga a Intel no Twitter e no Facebook: www.twitter.com/intelbrasil e www.facebook.com/intelbrasil.

Fonte: Burson-Marsteller