O homem Jato (Jetman) – Yves Rossy

Yves Rossy nascido em 27 de agôsto de 1959 e conhecido como o Homem Jato não aceita ficar preso dentro de uma aeronave: “são caixas. Os pássaros não voam em caixas !” Piloto militar suíço treinado e um entusiasta da aviação. Ele é conhecido como o inventor de uma série de pacotes de jato individuais experimentais, o último usando asas de fibra de carbono para o vôo equipado com quatro turbinas jato. Chegando a uma velocidade de quase 300 km/h Yves não acredita que seu equipamento de 65kg seja o transporte do futuro. “eu não acho que este será o futuro do transporte aéreo individual, é muito complicado e muito exigente”. Ele usa somente o corpo para efetuar as manobras. A turbina tem somente um controle de potência.

Ele voou sozinho através do Canal Inglês, em torno do Cristo Redentor no Rio e na formação coreografada que acompanha uma aeronave Airbus A380. Numa tentativa de se tornar a primeira pessoa a voar entre dois continentes que quase terminou em desastre por causa de fortes ventos, Yves foi forçado a abandonar a tentativa no Estreito de Gilbratar apenas três milhas da costa espanhola.

Em vez de dar uma volta em nossa própria aeronave portátil, Yves acredita que é muito mais provável que usemos drones. Entraremos numa aeronave leve, apertaremos um botão e estaremos ao caminho do escritório, Yves disse. “A tecnologia existe, o problema é a energia”. As asas de Yves são alimentadas atualmente por 30 quilos de querosene, mas no futuro, ele planeja mudar para motores elétricos alimentados por baterias. “Este é o futuro do vôo e da liberdade”, diz ele. “Agora, de volta à Terra …”